Qual arquitetura de rede física devo utilizar?
top of page

Qual arquitetura de rede física devo utilizar?

Atualizado: 14 de set. de 2021

Em primeiro lugar devemos estar ciente dos itens básicos que compõe a rede física, onde destacamos: cabos, conectores, patch panels e patch cords. (inicialmente vamos falar apenas de infraestrutura metálica).



Dentro desse conjunto, existem várias marcas e modelos e um padrão de velocidade chamado de categoria (Cat). Abaixo, vamos detalhar as 3 mais comuns.


Cat5e – Já foi o tipo de cabeamento predominante nas empresas. Atualmente é pouco utilizado, pois a velocidade máxima de um cabo com essa característica é de 100mbps em 100 metros ou 100Mhz. Hoje em dia, a maioria das placas de rede de notebooks, PCs, telefones IP, câmeras, servidores, Access Points entre outros (principalmente nos dispositivos corporativos) já vem com placas de 1000mbps. Entendemos que instalar um cabeamento Cat5e em um parque de equipamentos novos é um downgrade no desempenho.


Cat6 – É o tipo de cabeamento mais utilizado atualmente, chega à velocidade de 1000mbps em 100 metros ou 250Mhz. Para utilizar o desempenho máximo dessa rede é necessário utilizar switches conhecidos como Gigabit ou 1000mbps (que também são comuns no meio corporativo). Além disso os cabos com tecnologia Cat6 tem nível de interferência consideravelmente baixo em relação aos seus antecessores, sendo o mais indicado para diversos ambientes.


Cat6AEsse tipo de cabeamento chega à velocidade de 10.000mbps a 100 metros ou a 400Mhz, e atualmente é utilizado em Data Center, conexão entres switches ou switches e servidores. Tem custo mais elevado, por isso não é recomendado para instalação em estações de trabalho. Esse tipo de conexão em Data Center também pode ser feito por fibra óptica. Em breve abriremos um tópico sobre fibra óptica.


Existem vários aspectos que podemos analisar para dimensionar a estrutura física de cada empresa, mas em geral devemos levar em consideração a qualidade do cabo, independentemente da categoria. Sempre escolha material de qualidade com 100% de cobre. Sistema de cabeamento não homologados, além de ter vida útil menor, podem gerar lentidão na rede e interrupção no tráfego de informações. Lembre-se a estrutura física é o alicerce da sua rede.

Outro fator importante que destacamos é o valor de investimento. Quanto custa uma estação de trabalho, licenças de Windows, Office, monitor, telefone IP? O valor de um ponto de rede em cat6 com material de alta qualidade e durabilidade é aproximadamente 6% do valor total dos itens acima. E ainda, um cabeamento de qualidade e bem instalado, vai suportar aproximadamente 5 ciclos de upgrade tecnológico, melhorando o retorno sobre o investimento.

Sempre consulte revendedores de qualidade e instaladores certificados. A Celtech Engenharia trabalha com as melhores marcas do mercado. Fornecemos certificação e GARANTIA DE ATÉ 25 ANOS.

foto: Bru-nO para Pixabay /PawinG para Pixabay

58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page