• Celtech Engenharia

Você já conhece a tecnologia Cat6A?


Se você acompanha o nosso blog talvez já tenha lido o artigo onde falamos sobre a diferença entre os tipos de arquitetura. Hoje vamos falar sobre o cabeamento categoria 6A ou Cat6A, explicar detalhadamente os benefícios e os locais e situações ideias para sua aplicação.


O aspecto físico do Cat6A é praticamente igual ao Cat6, sendo ligeiramente mais grosso, porém com a mesma quantidade de vias. A maioria dos fabricantes disponibilizam apenas cabos Cat6A do tipo blindado (F/UTP) que garante menor interferência eletromagnética e consequentemente melhor desempenho.


O cabo Cat6A foi desenvolvido para trabalhar na velocidade de 10GB em 500MHZ por até 100 metros. Essa velocidade é 10 vezes mais rápida que seu antecessor Cat6 e 100 vezes mais rápida que o obsoleto Cat5E.


Instalação

A instalação é semelhante à do cabo Cat6, no entanto para os cabos com blindagem é necessária uma atenção especial para a correta conectorização da malha metálica (em ambos os lados) e aterramento do rack (e consequentemente do patch panel). Essa etapa é essencial para o correto funcionamento da blindagem.


É importante que você saiba dimensionar a infraestrutura da sua instalação. Como o diâmetro do Cat6A é maior, a infraestrutura precisa acompanhar esse crescimento.


Outro item importante é a inclusão de dispositivos da mesma classe, ou seja, além do cabo, os conectores, patch panel e patch cords devem ser Cat6A. Se for instalado um dispositivo de classe inferior todo o enlace funcionará com a velocidade desse dispositivo, não importa que seja apenas um conector ou um patch cord.


Onde utilizar o Cat6A?

Cat6A

Recomendamos a instalação em todo tipo de Data Center, Sala de TI, Sala de Servidores ou Switches. O Cat6A pode ser utilizado também para Uplinks ou Backbones (conexões que ligam um rack ao outro) que tenham até 100 metros. Em equipamentos com access point para área corporativa e Workstations ou desktops que trabalhem com grande trafego de dados ele também é uma excelente opção.


Será que meus equipamentos suportam a tecnologia Cat6A?

Sim, não importa a velocidade ou modelo dos seus equipamentos atuais a tecnológica Cat6A funciona com qualquer dispositivo padrão de rede* no entanto para funcionar em sua velocidade total os equipamentos como switches, gbics, placas de rede e access points devem conter portas 10GB.


É possível montar uma estrutura com cabeamento Cat6A “salvando” seu investimento inicial de futuros updates tecnológicos e ir trocando seu parque de computadores, switches e outros dispositivos aos poucos ou quando necessário.


A Celtech Engenharia é especialista em cabeamento de dispositivos 10GB e parceira certificada das melhores marcas do mercado. Entre em contato conosco e entenda como melhorar o desempenho da sua arquitetura com excelente custo benefício.


* Conforme definido em ISO / IEC 11801 e TIA / EIA 568.


Posts recentes

Ver tudo