5 Dicas para você encontrar o computador perfeito e economizar dinheiro
top of page

5 Dicas para você encontrar o computador perfeito e economizar $$$

Em primeiro lugar é necessário entender qual será a principal utilização do equipamento.


1- Atualmente os computadores são utilizados para inúmeras finalidades, porem destacamos as três mais comuns:

A finalidade mais comum são tarefas gerais, como: acesso à Internet, editores de texto, planilhas, e-mails, filmes em portais de streaming, músicas e sistemas proprietários ERP ou CRM, como Totvs, SAP, entre outros.

Na segunda posição, ficam os equipamentos profissionais para uso de edição imagens. Geralmente são máquinas exclusivas que rodam pouquíssimos programas economizando recurso para potencializar o desempenho do editor.

Em terceiro lugar ficam os “PCs Gamers”, geralmente são máquinas “montadas” no qual as configurações são dimensionadas pelo usuário.

2- Conhecendo essas informações, podemos seguir com o hardware.


Para a primeira opção, recomendamos computadores com processadores Intel i3 ou i5 com disco tipo HDD-Hard Disk Drive (o mais comum), no quesito memória recomendamos 8GB.


Para computadores com finalidade de edição de imagem, o ideal é utilizar computadores com processadores Intel i7 ou i9, com placa de vídeo dedicada (o modelo da placa vai depender do software utilizado), com no mínimo 16Gb de memória. Nesse caso recomendamos disco SDD-Solid State Disks, esse HD chega a ser 4x vezes mais rápido que o disco tradicional. Também é bastante comum a utilização de “MACs” (computadores da Apple) para essa finalidade.


Para os PCs Gamers, ainda não existem muitas ofertas de equipamentos de linha, geralmente são computadores montados, onde as peças são adquiridas separadamente e instaladas em gabinetes grandes com bastante ventilação. As configurações são bem parecidas com os equipamentos de edição de vídeo.

3- Sistema operacional, esse quesito não interfere no desempenho do equipamento, (salvo computadores MACs), porem é importante saber se o computador será utilizado em ambiente doméstico ou empresarial.


Basicamente existente 2 tipos de Windows, o Home e o Pro. O valor da versão Pro é sensivelmente mais alta que a Home, porem existem recursos essenciais para as corporações que só tem na versão Pro.

4- Garantia de fábrica, dependendo da marca e do modelo do equipamento podemos optar por dois tipos de garantia, uma chamada garantia balcão onde o cliente precisa levar o equipamento até a autorizada e a outra chamada garantia on site onde o técnico vai até o equipamento e faz o reparo no local. A tendência é que futuramente as garantias migrem todas para o sistema on site, principalmente no meio corporativo.


Também é possível contratar garantia adicional, optando por tipo de atendimento, velocidade na resolução do problema (SLA) e estender o tempo de garantia. Essa estratégia pode ser bastante vantajosa para ambiente corporativo.

5- Passando a régua. Para saber qual é o equipamento com melhor custo benefício para você ou para sua empresa é importantíssimo colocar todos esses itens na ponta do lápis e entender que um computador superestimado pode ser um gasto desnecessário, pois a vida útil média é de 3 anos, algumas vezes os computadores chegam ao fim da vida sem a utilização total do desempenho que o equipamento foi arquitetado.

O contrário também pode acontecer, caso o dimensionamento seja feito de forma subestimada, pode ocorrer a necessidade de substituição da máquina antes do clico normal pois o equipamento talvez não cumpra com as tarefas necessárias.


Gostou? Compartilhe.




47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page