• Celtech Engenharia

O que é Data Center?


Também conhecido como Centro de Processamento de Dados (CPD), Sala de TI ou Sala de Servidores, o Data Center (DC) é o complexo que abriga aplicações e informações tecnológicas dos negócios. Neste artigo vamos falar sobre Data Centers para pequenas e médias empresas. Sim, embora muitos serviços estejam sendo migrados para Nuvem ainda necessitamos em muitos casos de Data Centers para garantir disponibilidade, velocidade e segurança para os usuários internos.


Para o ambiente de Data Center, existem muitas soluções personalizáveis de acordo com a necessidade da estrutura e o porte do DC. Equipamentos que são próprios para racks (com dimensão padronizada), melhoram a organização e otimizam os espaços. Esses equipamentos dever ser instalados em racks específicos que possuem portas perfuradas para entrada do ar frio e saída do ar quente com a menor resistência possível, garantindo um melhor rendimentos da solução como um todo.


Porém antes de pensar nisso, é necessário entender que tipo de equipamento você vai precisar para montar um Data Center na sua empresa, dimensionando a estrutura que ele vai abranger. Isso vai depender de vários fatores, como: o número de usuários conectados, o grau de disponibilidade e segurança necessários e dos serviços a serem instalados. Alguns outros fatores podem influenciar na decisão. Podemos destacar a necessidade de os principais equipamentos terem fontes redundantes, e no caso dos servidores, discos também redundantes conhecidos como RAID.


Uma vez que você já entendeu o que você vai precisar de fato, podemos pensar no melhor espaço para instalar o DC. A escolha correta da localização pode garantir uma grande economia em termos de cabos e infraestrutura, além de facilitar futuras expansões ou mudanças de layout. O melhor lugar para instalar um DC é o mais ao centro possível da planta, assim os lances de cabos serão menores, mais fáceis de instalar e com grande probabilidade de reutilização em caso de mudança de layout.


A climatização é também outro ponto importante a ser levado em consideração.

Segundo a ASHRAE (American Society of Heating, Refrigerating and Air Conditioning Engineers) a temperatura ideal em um DC é entre 18°C e 27°C com umidade relativa entre 40% e 55%. Para garantir 100% de disponibilidade da refrigeração é altamente recomendável ter 2 máquinas de ar-condicionado totalmente independentes. Ainda nesse tema, temos várias estratégias que possibilitam diminuir consumo de energia e aumentar o desempenho da refrigeração como corredores quente e frio, enclausuramento de racks, organização dos cabos, distribuição correta de equipamentos, entre várias outras soluções.


Há que se pensar também no grau de disponibilidade dos serviços, ou seja: no quanto a empresa vai demandar dessa estrutura. Sobretudo nessa fase de problemas hídricos que vivemos (e que poderá se repetir no futuro) é altamente recomendável a instalação de um gerador próprio de energia. Precisamos ter em mente que a parte elétrica é um dos principais itens de um projeto como este. E seja uma estrutura 110V ou 220V, o quadro elétrico do DC precisa ser totalmente independente das outras dependências do espaço. Podem incluir circuito de rede comum e rede estabilizada (nobreak) para os racks. Nobreaks precisam ser inteligentes e redundantes e os equipamentos mais críticos (como servidores e switches) também com fonte redundante.


As operadoras de telefonia podem utilizar o DC para instalação de suas estruturas necessárias. E com a mudança constante de tecnologia entre as operadoras, é obrigatório prever uma infraestrutura robusta que garanta expansão e/ou variações tecnológicas. Atualmente o link de dados e telefonia pode chegar por vários meios, como fibra óptica, cabo UTP, cabo coaxial, cabo paralelo etc. Mas um aviso importante: recomendamos separar um rack apenas para os equipamentos das operadoras - não correndo o risco de algum funcionário dessas empresas (com pouca experiência em DC) desligar ou danificar algum outro equipamento como servidores ou switches, caso estejam muito próximos ou no mesmo rack.


Por fim, lembramos que o projeto e execução de qualquer tipo de Data Center é uma tarefa complexa que necessita de várias áreas para entrega de um DC de qualidade. Aqui, destacamos apenas alguns itens que não podem faltar no projeto. Você pode contar com a expertise e atendimento da Celtech para o planejamento e execução do seu projeto de Data Center. Nosso longo tempo de atuação no mercado nos permite recomendar a melhor arquitetura que atenda com segurança e eficiência as suas necessidades com o melhor custo-benefício do mercado.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo