Trabalho remoto com cara de presencial
top of page

Trabalho remoto com cara de presencial



E se o trabalho remoto pudesse ter uma interface única, onde cada colaborador, na sua casa, pudesse enxergar o projeto da mesma forma, com todas as suas peculiaridades, sem precisar ficar abrindo e fechando arquivos independentes em pastas e drives?


Bom, essa é a proposta da Microsoft em resposta às plataformas que tentar se comportar como um espaço de agenda/drive do trabalho remoto.


O Microsoft Loop é o novo aplicativo da marca, que vinha trabalhando no seu desenvolvimento há 2 anos. Ele combina uma tela poderosa e flexível com componentes portáteis que ficam em sincronia e se movem livremente nos aplicativos do Microsoft 365.



Por muito tempo a comunicação remota no setor empresarial aconteceu via e-mail. Embora fosse uma maneira rápida de trocar mensagens e arquivos pequenos, o e-mail era limitado para o volume de informações que precisam ser trocadas no trabalho remoto. Isso sem falar que documentos como artes, planilhas, textos mais bem editados, precisavam ser enviados em anexos e realizados em outros aplicativos.


Embora a forma de pensar o digital já viesse tomando novas proporções, e ferramentas como Monday, Trello e Notion estivessem surgindo no mercado, na tentativa de abraçar o trabalho remoto de forma mais parecida com o presencial, a pandemia veio para dar um chute acelerador nessa realidade.


Nos vimos obrigados a nos adaptarmos a um novo ambiente colaborativo remoto em que as pessoas precisam não somente complementar as ferramentas de comunicação comuns, mas visualizar a totalidade das informações trocadas de forma única e integrada.


Por isso a Microsoft desenvolveu o Loop - telas individuais onde as pessoas podem compartilhar seus documentos e tarefas, porém de forma a dar mais flexibilidade para que cada projeto seja customizado de acordo com a sua demanda. Uma ferramenta que promete compreender este “novo mundo” e tornar nossa rotina de trabalho mais prática e colaborativa.


O Microsoft Loop é como uma versão moderna de um quadro branco, mas muito mais poderoso porque você pode inserir componentes que as pessoas criaram dentro ou fora do Loop, como um grande mapa mental estratificado.


Essa nova ferramenta funcionará junto com o Office 365. Com ela será possível, por exemplo, agrupar todos os elementos importantes do projeto em espaços de trabalho do Loop para ver no que as pessoas estão trabalhando e acompanhar o progresso da sua equipe. Vários colaboradores poderão editar uma mesma página e comentar sobre os blocos que estão sendo editados por outros colaboradores, tudo isso em uma interface moderna e intuitiva.


Outra possibilidade do Loop é organizar o que você precisa para o seu projeto (como arquivos, links e dados de outros aplicativos) em um único espaço de trabalho. A plataforma oferece ainda a possibilidade de usar um chat e fazer reuniões sem sair do app. Seus documentos são atualizados em tempo real e podem ser acessados a partir de dispositivos. Conectando seus dispositivos ao Microsoft Loop, você poderá acompanhar e interagir com sua equipe de qualquer lugar pelo celular, tablet ou computador.


O Microsoft Loop promete fortalecer o trabalho em equipe. Será possível criar atividades individuais ou em conjunto e adicionar um pouco de personalidade, diferentemente do que seus concorrentes vinham fazendo até então. Desenvolvido para o mundo híbrido, o Loop é uma maneira inteiramente nova de trabalhar em equipe remota. As demonstrações de componentes do Loop da Microsoft têm sido impressionantes até agora, mas precisaremos experimentá-las para realmente entender se o Loop pode fornecer a experiência perfeita que a Microsoft continua prometendo. A empresa ainda não divulgou uma data para o lançamento oficial, e ainda não sabemos qual será a forma de distribuição, mas com toda certeza será um aplicativo muito útil para as empresas se tornarem cada vez mais digitais.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page