• Celtech Engenharia

Para um mundo híbrido


Microsoft lança o Windows 365


Já estava na hora de alguém pensar nisso. Essa é uma frase que sempre nos vêm à cabeça quando nos deparamos com uma grande ideia. E provavelmente essa será a sua reação ao entender melhor essa notícia. A Microsoft anunciou o lançamento do Windows por streaming.


Na última quarta-feira, dia 13, a empresa anunciou a chegada do Windows 365. Trata-se de uma versão evoluída do recém-lançado Windows 11 que pode ser acessada de qualquer dispositivo (computador, laptop, tablet ou celular).


A notícia é inovadora, por tratar-se da primeira versão do Windows em que você não instala nada na sua máquina, tendo acesso remoto a todas as funcionalidades que ficam na “nuvem”, sem utilizar memória fixa no seu aparelho. Com isso, você tem acesso atualizado instantaneamente no celular a todos os arquivos que você produz nos outros aparelhos e vice-versa. O sistema é o mesmo de serviços de filmes como Netflix, Prime Video, e outros.


Segundo a empresa, será possível até visualizar o ponto em que você deixou o cursor no último dispositivo em que utilizou o arquivo. O Windows 365 vai rodar apps como o Word, Excel e também programas de outras empresas (que ainda não foram divulgadas). O visual e os recursos também serão todos personalizados, e você poderá escolher se prefere visualizar o Windows 10 ou 11, por exemplo.


Nos Estados Unidos, o serviço estará disponível para assinatura a partir do dia 02 de Agosto. Segundo a Microsoft, o sistema será oferecido em terras tupiniquins “após algum tempo”. É provável que a empresa aguarde o sucesso da operação de lançamento para distribuí-lo em outros países – o que não deve demorar muito, mas não tem data prevista.


Quando a versão estiver disponível no Brasil, o usuário poderá acessar o sistema através de qualquer navegador, como o Google Chrome ou o Microsoft Edge, como se fosse um site.


A Microsoft justificou que o lançamento assim tão perto do Windows 11 seria por conta da quarentena e do aumento no número de pessoas trabalhando em casa ou em sistema híbrido (um pouco na empresa, um pouco em home office). Mas a realidade é que o lançamento já era uma tendência anunciada há muito tempo por dispositivos da Apple que “conversam” entre si e se atualizam o tempo todo. A própria Microsoft tem sua maior receita advinda de produtos em nuvem, como o OneDrive e o Office356 que respondem por quase 70% da receita total da empresa. Uma aposta segura, ainda que possa causar algum estranhamento para o público old school. Para esses, a empresa continua oferecendo o serviço “físico” do Windows Clássico que é instalado na sua máquina.

Para maiores informações e lista de espera, entre em contato conosco. Comercializamos o Windows e vários outros aplicativos da Microsoft, como o Office 365.

Posts recentes

Ver tudo