Home Sweet Office

Atualizado: Ago 30



Em nosso primeiro blog vamos falar um pouco de Home Office ou HO para os íntimos. Essa expressão americana que significa escritório em casa em uma tradução livre, já virou pauta obrigatória nas empresas no mundo inteiro.


O HO sempre foi um assunto delicado antes da pandemia, porém com a necessidade de isolamento virou tendência e veio para ficar. Várias empresas do mundo todo, e também por aqui, já informaram aos colaboradores que manterão o sistema de trabalho em casa por alguns dias da semana ou até mesmo de forma integral.


Será que a sua empresa está preparada para esse “novo normal”?

Veja se você já está bem adaptado:


Internet – A qualidade e velocidade do link de internet deve ser compatível com a quantidade de usuários que farão a conexão remota. Outro ponto importante é a redundância. É extremamente recomendável que a empresa tenha no mínimo 2 links (de operadoras diferentes) e monitore constantemente o funcionamento de ambos para que o colaborador não fique sem trabalhar por falta de sinal.


Equipamentos – Com qual equipamento o usuário fará a conexão com a empresa? Geralmente o usuário leva o equipamento que ele utiliza na empresa para sua casa ou a empresa compra/aluga novos equipamentos e disponibiliza aos colaboradores. Em último caso, o usuário utiliza seu próprio equipamento para fazer a conexão. Essa opção não é recomendada, pois a empresa não tem gerência sobre essas máquinas, podendo ocorrer falhas graves de segurança.


Software – Atualmente a forma mais comum de fazer a conexão remota é por meio de VPN ou Terminal Server (RDP). A VPN é oferecida por software ou por appliance e o Terminal Server é nativo no Windows Server (quantidade de licença limitada por versão do Windows). Há também outros tipos de conexão um pouco mais complexas, que são feitas por meio de máquinas virtuais Microsoft, VMware, Citrix entre outras menos comuns. Lembrando ainda que essas configurações podem ser feitas em ambiente SaaS ou On-Primise.

Segurança - Por último, porém não menos importante, vem a segurança. Em todos os cenários apontados acima é necessário ter um sistema de segurança ativo e atualizado basicamente composto por firewall, antivírus corporativo (estação e servidor) e autenticações criptografadas.


E aí, você está preparado para todas essas variáveis? Compartilhe este artigo se você acredita que pode ajudar alguém a se inteirar sobre os desafios do trabalho pós Covid.



Foto 1: rawpixel.com Foto 2: Freepik.com

25 visualizações
Entre em contato
celtech-logo-neg.png

Celtech Engenharia @2020

Políticas da empresa

Entre em contato: 11 3641-7721 ou

whatsapp-96.png

Siga a Celtech no LinkedIn

  • LinkedIn ícone social