Já pensou em ALUGAR computadores para sua empresa?
top of page

Já pensou em ALUGAR computadores para sua empresa?

Atualizado: 23 de fev. de 2021



Nos últimos meses os equipamentos de TI vêm sofrendo forte aumento de preços devido à valorização do Dólar frente ao Real e também pela escassez de matéria prima para fabricação de componentes. O momento não tem se mostrado favorável para a compra de novos equipamentos. No entanto, as empresas não podem simplesmente aguardar um recuo nos preços para adquirir novas tecnologias ou mesmo expandir seus negócios.


Em meio a essa briga entre departamento de TI e departamento financeiro, surgiu a opção de locação de máquinas. Prática antiga, mas que vem ganhando força durante o período de alta dos preços. A opção também agradou empresas que precisaram de uma hora pra outra colocar seus funcionários em home office durante a pandemia e fornecer condições para que o colaborador operasse remotamente.


A locação de equipamentos hoje contempla uma vasta gama de aparelhos, não apenas PCs e notebooks. É possível locar switches, firewalls, roteadores, sistemas de wifi, CFTV, servidores, monitores, etc.


As principais vantagens na locação de equipamentos são o custo, disponibilidade, atualização tecnológica constante, utilização por tempo determinado e a garantia, além da preservação de capital e imposto de renda.


As empresas que fazem o aluguel de equipamentos, geralmente compram em grande quantidade onde conseguem descontos agressivos e diversificação de configuração, além da desburocratização, pois a parte de crédito, transporte, entrega, seguro, fica a cargo do locador. Com a tecnologia avançando cada vez mais rápido é importantíssimo manter os equipamentos atualizados - não apenas o software, mas também o hardware. Com a opção de locação é possível definir em contrato o ciclo de renovação dos equipamentos, liberando a equipe de TI dessa tarefa complexa e demorada.


Algumas empresas, trabalham com projetos pontuais, onde a locação de equipamentos por um curto prazo de tempo, (respeitando o mínimo de 12 meses) serviria para diminuir custos com ativos. Outro ponto importante é a questão do suporte técnico e garantia, onde todo o processo de manutenção e solicitação de garantia fica a cargo do locador (*) - e o equipamento quando com defeito é substituído, impactando o mínimo possível para o usuário final.


Tudo isso incluindo a vantagem de preservar o capital e deixá-lo liberado para outras oportunidades que possam surgir no decorrer do processo. Esse pode, inclusive, ser o fator determinante para muitas empresas que optam por essa modalidade de uso tecnológico. Não podemos deixar de citar ainda o benefício fiscal como preponderante, pois é possível realizar uma dedução do valor investido para locação dos equipamentos no IR. (**).


Gostou da ideia? Entre em contato com a Celtech para saber mais. Nós podemos te ajudar.


(*) Depende do tipo de contrato.

(*) Necessário verificar o enquadramento da empresa.


fotos: rawpixel.com (maior) e bublikhaus (menor)

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page