• Celtech Engenharia

Licenciamento Microsoft.

Saiba qual a melhor opção para sua empresa.




Atualmente a Microsoft possui diversos tipos de licenciamentos que atendem pessoas físicas, empresas de todos os seguimentos e tamanhos, e ainda os setores educacionais e governamentais. Abaixo vamos detalhar as mais comuns.


Licenciamento por volume ou simplesmente Open


O contrato Open está disponível apenas para empresas onde a venda deve ser feita exclusivamente por parceiros certificados Microsoft. Nessa modalidade as licenças são totalmente digitais. Toda documentação, arquivos de instalação e chaves ficam no painel VLSC (Volume Licensing Service Center).

O modo de aquisição desse licenciamento é via contrato. Para a primeira compra o cliente precisa adquirir no mínimo 5 produtos Microsoft. O contrato tem duração de 2 anos e durante esse período é possível adquirir outros produtos da Microsoft de forma unitária. As licenças não expiram (mesmo após o fim do contrato) e podem ser baixadas a qualquer momento.


As vantagens dessa modalidade, ficam por conta da organização (as mídias digitais e as chaves ficam arquivadas no painel VLSC), facilidade de instalação e ativação (apenas com uma chave é possível instalar todas a licenças adquiridas), além de downgrades e acesso a outros softwares.


É um licenciamento ideal para empresas de todos os portes. Instituições de ensino têm acesso a licenças do modelo ACADEMY; já órgãos governamentais tem acesso ao modelo GOVERNMENT. Ambas as modalidades possuem descontos agressivos.


Licença FPP


O licenciamento FPP - também conhecido como licenciamento de caixinha - é distribuído por meio de embalagens individuais onde podemos encontrar a mídia com a chave de instalação (ou somente uma etiqueta com o código de instalação), pode ser distribuído em atacados de informática, papelaria ou distribuidor credenciado Microsoft. A validação desse licenciamento é feita por meio de nota fiscal, na qual é preciso obedecer a instalação de 1 licença por máquina. Este modo de licenciamento pode ser transferido de um equipamento para o outro.


Licença ESD


O licenciamento ESD tem regras similares ao do FPP. A diferença é que esse modelo é fornecido apenas por mídia eletrônica, e para acessar os arquivos de instalação e a chave é necessário uma conta Microsoft.


Licença OEM


No licenciamento OEM o software já vem instalado de fábrica no equipamento. Ele não pode ser vendido separadamente e tem a vida útil atrelada a do equipamento, ou seja, se o equipamento for desativado por qualquer motivo esse software não pode ser instalado em outro computador. Para esse tipo de licença ser válida é necessário que na nota fiscal constem o equipamento e a licença juntos, além da etiqueta com a chave do produto colada no equipamento (ou chave de ativação gravada na BIOS/firmware do equipamento).


Licença COEM


O licenciamento COEM é fornecido apenas para equipamentos novos, que não possuam sistema operacional ou que nunca tiveram Windows instalado. As licenças COEM podem ser adquiridas independentemente do hardware. Quando uma licença COEM é ativada, fica vinculada para sempre ao hardware e da mesma forma do licenciamento Open, o COEM não pode ser transferido para outro equipamento.




Microsoft 365


Essa é a modalidade mais recente da Microsoft. Neste licenciamento, o serviço é pago anualmente e o cliente tem acesso as atualizações de versões sempre que disponível pela Microsoft. A ferramenta também conta com espaço em nuvem (One Drive) incluso na mensalidade. Ainda é possível incluir aplicativos, licenças adicionais, aumentar o espaço no One Drive e personalizar a forma pagamento. Todos os tipos de empresa estão aptas a adquirir esse tipo de licenciamento e ele também pode ser oferecido a pessoas físicas.


Está precisando regularizar ou atualizar seus aplicativos Microsoft? Conte com a gente, temos mais de 10 anos de experiência no assunto.

Entre em contato
celtech-logo-neg.png

Celtech Engenharia @2020

Políticas da empresa

Entre em contato: 11 3641-7721 ou

whatsapp-96.png

Siga a Celtech no LinkedIn

  • LinkedIn ícone social