Atualmente todos sabemos que o uso de senhas é algo extremamente necessário importante. Mantê-las seguras é imprescindível, já que fazem a nossa interface para o mundo virtual, financeiro e profissional.
Nesse artigo, vamos dar dicas valiosas de como aumentar a segurança da sua senha.
Uma senha é constituída de caracteres fornecidos pelo usuário que são criptografadas em ambos os lados. Essa criptografia garante a segurança no “transporte” dos dados desde o seu dispositivo até o servidor ou provedor de serviços.
Infelizmente nem tudo são flores no mundo virtual. Existem programas que têm a finalidade de descobrir senhas. Os dois tipos mais comuns são conhecidos como Força Bruta (que testa a senha por tentativa e erro) e o Cavalo de Tróia (que instala um mini aplicativo no dispositivo para monitorar as senhas digitadas).
Em ambos os casos acima podemos nos proteger consideravelmente adotando algumas boas práticas:
- Nunca utilizar a mesma senha em sites ou aplicativos diferentes;
- Nunca utilizar datas de comemorativas;
- Nunca utilizar parte do nome ou de documentos com RG, CPF, etc.;
- Sempre utilizar senhas com mais de 8 caracteres;
- Sempre mesclar letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais;
- Trocar as senhas periodicamente;
- Desabilitar a opção de salvar senhas;
- Manter o sistema operacional sempre atualizado;
- Utilizar um bom antivírus, manter atualizado e rodar analises periodicamente;
- Nunca, nunca compartilhar a senha.
Alguns aplicativos e sites estão utilizando uma nova arma contra o hackeamento de senha. É a dupla verificação ou dupla checagem, que consiste no envio de um PIN para outro dispositivo ou uma segunda senha. Sempre que possível habilite essa opção.
A tabela abaixo mostra a importância de ter uma senha complexa, mesclando letras em caixa alta, números e caracteres especiais (símbolos). Os valores representam o tempo estimado que um hacker levar para descobrir uma senha.
Fonte: Hive System (https://www.hivesystems.io/)
imagem: freepik
Комментарии