• Celtech Engenharia

Dispositivos inteligentes e suas armadilhas



Certamente você já usou ou ouviu falar em “dispositivos inteligentes”. Trata-se de equipamentos eletrônicos que podem se conectar à Internet e executar alguma ação, desde abrir um simples aplicativo, até mesmo automatizar uma casa inteira. Atualmente, esses softwares vêm embarcados em smartphones, smart TVs, brinquedos, câmeras e hardwares proprietários como Alexa da Amazon, HomePod da Apple e Google Assistant da própria Google. Você também pode ouvi-los sendo chamados de dispositivos de IoT ou Internet das Coisas.


Mas será que eles são realmente seguros?


Hoje vamos mostrar boas práticas de segurança para tornar esses dispositivos confiáveis. Em primeiro lugar, é sempre importante utilizar dispositivos homologados, de fabricantes que tenham compromisso com a sua segurança e privacidade como por exemplo, Samsung, Apple e Google. Ao adquirir o produto, verifique se a embalagem está em boas condições e, mesmo que esteja tudo certo, não esqueça de fazer um reset inicial antes de começar as configurações.

“Tudo ok”! E agora?


Leia atentamente as especificações de segurança fornecidas no manual do proprietário ou no manual de instalação, altere a senha padrão e coloque uma com alta complexidade (falamos nisso no artigo anterior Os segredos da senha).


Muitas pessoas ficam ansiosas para começar a usar o “brinquedo” novo, e deixam de lado essas etapas, mas elas são muito importantes. Imagine que você vai ficar com este dispositivo por muito tempo, e quer usá-lo em seu pleno potencial, não é mesmo? Por isso, navegue nos menus ou abas das configurações do dispositivo. Reserve um tempo para familiarizar-se com as aplicações de segurança, como: compartilhamento de dados, privacidades, atualizações, definição de senha, acesso remoto, etc.


Sempre deixe seu dispositivo com as últimas atualizações de firmware e software e, se possível, habilite a autenticação de dois fatores.


Utilize equipamentos de wi-fi que possuam opção de rede “principal” e “visitante”. Com esse recurso, é possível criar uma rede principal e colocar todos os dispositivos inteligentes nesta rede e ainda ocultá-la, fortalecendo o nível de segurança. Isso deixará visível apenas a rede visitante que, por sua vez, ficaria totalmente isolada dos seus equipamentos principais.


Estes simples passos podem deixar sua rede mais segura e protegê-lo de vários níveis de ataque. Desde um simples vizinho curioso até mesmo empresas mal intencionadas. Lembrando que não podemos esquecer de sempre manter um bom antivírus atualizado e um firewall bem configurado. Tomando estes cuidados, os dispositivos inteligentes podem agregar muito conforto e praticidade ao seu dia-a-dia.


imagens: (maior) Pexels, (menor) Pxhere

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Entre em contato
celtech-logo-neg.png

Celtech Engenharia @2020

Políticas da empresa

Entre em contato: 11 3641-7721 ou

whatsapp-96.png

Siga a Celtech no LinkedIn

  • LinkedIn ícone social