Antivírus: Por que devo comprar um antivírus se existem vários aplicativos gratuitos?
top of page

Antivírus: Por que devo comprar um antivírus se existem vários aplicativos gratuitos?

Atualizado: 27 de jan. de 2021

Acredito que você já teve essa dúvida.


Tela de computador com código digitado. Celtech Engenharia.

Para responder essa pergunta é importante conhecer os tipos mais comuns de vírus.

Mesmo antes da criação da Internet já existia vírus de computador, esses arquivos maliciosos eram espalhados por disquetes, onde o único objetivo era apagar as informações do disco. Com o aparecimento da Internet e métodos de pagamentos on-line, os vírus foram se tornando mais inteligentes com outros objetivos. Atualmente o principal alvo é roubar informações como, senhas de e-mails, dados bancários, cartões de crédito, redes sociais, fotos, vídeo, etc. Recentemente surgiu o Ransomware, um novo tipo de ataque onde os dados são “sequestrados” por meio de criptografia onde a vítima tem que pagar para ter seus dados descriptografados.

Mas o que isso tudo tem a ver com antivírus ser gratuito ou pago? Resumidamente as diferenças estão nas ferramentas, os antivírus gratuitos possuem um nível básico de proteção e muitas pessoas têm seus dados roubados por não conhecer a fundo a proteção que tem instalada em seu dispositivo. Geralmente o antivírus é instalado e não são habilitadas todas as ferramentas, ou por serem pagas ou por comprometer o desempenho do equipamento.

Falando um pouco no lado corporativos, são muitas as vantagens da aquisição de um antivírus “pago”. Vou citar algumas.

  • Ferramentas de proteção completa: Maior nível de proteção dos arquivos, e-mails, sites, Firewall, bloqueio de portas USB entre várias outras ferramentas.

  • Administração centralizada: Console único, onde é possível acompanhar a instalação, ativação, atualização e programar análises de cada equipamento ou em grupo. Atualmente, mesmo em um ambiente pequeno é inaceitável disponibilizar recurso de TI para conferir atualizações e/ou “rodar” o antivírus de máquina por máquina com era feito antes.

  • Relatórios completos: É possível gerar relatórios individuais, por grupo, por data e horário facilitando o isolamento dos arquivos ou computadores infectados.

  • Suporte técnico: Nos aplicativos pagos o cliente tem canais de suporte técnico onde é possível tirar dúvidas ou até encontrar soluções para remoção de vírus caso a rede seja infectada.

Mesmo com toda essa diversidade de ferramentas, nunca descuide do seu backup. Em breve falaremos um pouco sobre backup.


Gostou? Compartilhe.



foto: One Idea LLC para https://stocksnap.io/

70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page