Hora do adeus
top of page

Hora do adeus



Microsoft divulga data para extinção do Explorer: 15 de junho de 2022.


Após 25 anos de trabalho pesado, o navegador mais famoso do mundo, nascido em 16 de agosto de 1995 irá se aposentar, a Microsoft anunciou que em aproximadamente 1 ano vai desativar e encerrar o suporte ao Internet Explorer para sempre. O navegador que foi disponibilizado inicialmente no Windows 95, foi febre mundial nos anos 90 e 2000. Começou a se tornar obsoleto com a chegada de outros browsers como Firefox, Chrome, Safari, Opera e até mesmo seu sucessor; Microsoft Edge.


A vulnerabilidade do Internet Explorer (IE) sempre foi seu ponto fraco, mesmo com várias versões e dezenas de atualizações o navegador nunca conseguiu ter uma boa reputação no quesito segurança. Ironicamente, o ponto forte do Explorer, sempre foi a sua alta compatibilidade com sites de bancos, sites governamentais, os chamados “.gov” e também o bom funcionamento com aplicativos JAVA.


O anúncio do fim do clico do IE, foi feito dia 21 de maio deste ano, por Sean Lyndersay. CEO de Programas da Microsoft, Lyndersay disse que as novas versões do Windows 10 terão apenas o Microsoft Edge e não serão mais compatíveis com Internet Explorer, embora seja esperado que até junho de 2022 o Windows ainda seja distribuído com IE embarcado. Além disso, a empresa encerrou o suporte ao Internet Explorer 11 para o aplicativo Microsoft Teams Web e também pretende encerrar o acesso aos serviços do Microsoft 365 ainda este ano.


Desde o lançamento do Microsoft Edge, há 5 anos, a Microsoft vem se esforçando para fazer com que as pessoas e empresas migrem seus aplicativos e sites para a nova plataforma. A alternativa para a maioria das empresas será o Microsoft Edge com modo IE ativado, além de inúmeros navegadores que estão no mercado e não são distribuídos pela Microsoft, mas que funcionam muito bem e com um bom nível de segurança.

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page