A manutenção da rede elétrica quase sempre é esquecida pela maioria das empresas, porém é um tópico muito importante e deve estar na lista de manutenção de programada, assim como equipamentos de ar condicionado, computadores, etc.
A manutenção preventiva garante economia de energia, redução de perda de equipamentos por sobrecarga, diminuição nas quedas de energia, aumento da vida útil dos dispositivos eletrônicos, mas o principal fator é a segurança, manter uma rede elétrica atualizada e de boa qualidade, reduz acidentes com choque elétrico e até mesmo incêndios.
Mas como saber quando é hora de fazer a manutenção?
Na verdade, não existe a “hora” certa de fazer a manutenção preventiva, o ideal é que seja feito manutenções programadas onde a periodicidade deve ser definida pelo tamanho e característica da rede elétrica. No entanto existem algumas situações que devemos ficar atento:
Diminuição da iluminação quando um equipamento de maior potência é ligado
Aquecimento dos fios e disjuntores
Queima demasiada de equipamentos
Disjuntores desarmando constantemente
Aumento de consumo de energia sem motivo aparente
#dica – para os equipamentos mais sensíveis como, computadores, ativos de rede, servidores, equipamentos de CFTV, controle de acesso, entre outros, recomendamos a utilização de nobreaks.
Gostou do texto? Pode compartilhar ;-)
Foto: Freepik.com
Comments