• Celtech Engenharia

Fibra óptica, conheça os benefícios.

O mercado de fibra óptica está em total expansão.

Atualmente algumas operadoras entregam seus serviços de voz, tv a cabo e internet, exclusivamente por fibra óptica.



A fibra óptica é basicamente uma tecnologia que utiliza feixe de luz para transmissão de dados em altíssima velocidade, por cabos constituídos de vidro (sílica). Os cabos de fibra óptica são feitos com fios de vidro extremamente finos, revestidos com duas camadas de plástico. Essa estrutura permite que o feixe de luz seja transmitido de uma ponta a outra de forma contínua e muito rápida. A fabricação é complexa e atualmente poucas empresas fabricam esse produto no Brasil.


Com relação às suas especificidades técnicas, podemos considerar 2 tipos principais: monomodo e multimodo. O cabo monomodo (diâmetro de 8 a 9μm e casca de 125μm), permite o uso de um único feixe de luz. É utilizado para maiores distâncias, atendendo até 4 quilômetros. Por apresentar um diâmetro menor ao do multimodo, a dispersão da luz é reduzida alcançando maiores distâncias. Como é necessário um laser com maior potência para garantir a qualidade da transmissão em longa distância, o custo total da arquitetura monomodo acaba sendo mais elevado. O cabo multimodo (diâmetro de 50μm ou 62,5μm e casca de 125μm) é usado para comunicação com redes locais ou de pouca distância, como conexão entre andares ou racks, não ultrapassando 1km. A vantagem desse tipo de fibra é o custo, como o emissor não necessita de muita potência, o valor do dispositivo de hardware é mais baixo.



Os enlaces ópticos são utilizados para conexões de longa distância, entre dois prédios, entre cidades e até continentes - no tipo monomodo. Já o tipo mais comum (Multimodo) é utilizado para conexão entre andares, racks, câmeras, dispositivos de wi-fi, onde a distância é maior de 100m, ou possui interferência eletromagnética.


Obviamente que a conexão por meio de fibra óptica, leva enorme vantagem sobre os cabeamentos metálicos, além de alcançar maiores velocidades em grandes distâncias. Temos ainda como benefício a estabilidade do sinal - excelente para quem trabalha com dados em nuvem, maior durabilidade e o fato de ser um material dielétrico, ou seja, não sofre interferência de dispositivos que emitem sinais eletromagnéticos como motores, cabos de alta tensão, reatores, etc. O cabeamento óptico é utilizado em larga escala pelas empresas em diversas áreas, principalmente pelas operadoras de telecom.


A Celtech atualmente dispõe uma grande diversidade de modelos e marcas, para diferentes velocidades, com terminações (conectores) variadas e para ambiente de utilização (interno / externo), além conversores de mídia (Transceivers / Gbics).


Para maiores informações sobre implementação e orçamentos, consulte-nos.

Entre em contato
celtech-logo-neg.png

Celtech Engenharia @2020

Políticas da empresa

Entre em contato: 11 3641-7721 ou

whatsapp-96.png

Siga a Celtech no LinkedIn

  • LinkedIn ícone social